Skip to content

Gastando vela com mau defunto

28 maio, 2008

Todos nós temos aquele amigo que aparece desconsolado com um problema e nos pede ajuda para encontrar a solução. Claro que como amigos temos o maior prazer em ajudar e lá vamos nós racionalizar o problema e tentar dar sugestões que possam ajudar. Mas acontece que esse amigo é daquele tipo que sempre está enrascado e nunca faz o que você sugere.

Tem gente de todo tipo nesse mundo e esse tipo de amigo é muito comum, eu mesma já tive vários assim. Te pedem opinião, chegam a dialogar com você e parece que ficou tudo claro, você se despede dele com a sensação do dever de amizade cumprido…

Que nada! Ele não ouviu nem uma palavra do que você falou, quando apareceu na sua casa já tinha bem clara a atitude que tomaria frente ao problema e só foi lá te alugar um pouquinho. O que eu acho é que esse amigo só precisava da sua atenção e sentir que você se preocupa com ele.

Tudo bem, mas pra quê então gastar o fosfato pra ficar achando soluções que serão descartadas assim que ele virar as costas? Eu já tenho uma forma de agir nesses casos, escuto tudinho e depois digo:

– Como você é uma pessoa inteligente, sei que já deve ter pensado em uma solução para o caso, e como é algo muito pessoal, não me sinto à vontade para dar palpite.

Digo isso da forma mais delicada possível para que ele não interprete como “vire-se!”, mesmo porque eu já tenho meus próprios problemas (que esse tipo de amigo raramente quer escutar) e se o que ele quer não é opinião coisa nenhuma, o melhor é deixar que faça exatamente o que ele quiser fazer. Afinal, dando você uma sugestão ou não, por melhor e mais sensata que ela seja, é o que ele vai acabar fazendo de qualquer maneira.

(zailda coirano)

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: